figura 01: foto antiga do parque
A área que forma hoje o Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello foi adquirida pela Prefeitura Municipal em 1912 para proteção dos mananciais de água utilizados para o abastecimento da cidade até 1951. Após esse período a área não foi mais utilizada pela Prefeitura até 1970, quando a Lei Municipal 1955, de 26 de novembro daquele ano, criou o Parque Municipal da Serra do Itapety com a finalidade de proporcionar recreação à população e sediar um horto florestal e o viveiro de mudas do município. A inauguração ocorreu em 1º de maio de 1971 e até 1986 o número de visitantes (cerca de 5 mil por final de semana) excedeu a capacidade da infra-estrutura existente, resultando em depredações de árvores, contaminação de cursos d’água, acúmulo generalizado de lixo e, em algumas ocasiões, incidentes policiais.
Em 1988, a própria Prefeitura criou uma instituição de pesquisa (Centro de Monitoramento Ambiental da Serra do Itapety), através de um convênio com duas universidades locais, a Universidade de Mogi das Cruzes e a Universidade Braz Cubas. Em 1995 foi concluído o 1º Plano de Manejo.
Em 29/12/2008 o Parque foi reconhecido como Parque Natural Municipal por meio da Lei Municipal nº 6.220 que dispõe sobre alteração da denominação, finalidades, objetivos e estrutura administrativa do Parque.